Follow us on rss

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

MissBrasilUSA

O evento Miss Brasil USA foi criado no final de 1991 pelo jornalista e produtor brasileiro Carlos Borges. A primeira final nacional do concurso, em 1992, foi realizada no Brazil Carnival Place, em Orlando, Flórida, reunindo 27 candidatas de 7 estados norte-americanos, e contou com a presença da supermodelo Luiza Brunet, do jornalista esportivo Luciano do Valle e da colunista social e escritora Danuza Leão. Foi o início de uma trajetória destinada a marcar profundamente o segmento dos eventos brasileiros realizados nos Estados Unidos. Hoje, 18 anos depois, o Miss Brasil USA permanece como único evento brasileiro de abrangência nacional nos Estados Unidos, revelando talentos de primeira categoria, como a estrela de TV Ana Carolina Fonseca (vencedora em 1997), a jornalista e Emmy (o “Oscar” da TV americana) Sharon Lima (vencedora em 1996), a cantora e apresentadora da Fox Network Ana Lygia Galvão (vencedora em 1992), além de talentosas modelos brasileiras, atuantes no mercado da moda ou da publicidade.

As estatísticas apontam para o sucesso: em 16 anos de realização, considerando todas as etapas seletivas e regionais, mais de 8.000 jovens brasileiras participaram do Miss Brasil USA. Duzentos e quatro seletivas regionais foram realizadas. O público total estimado, que assistiu aos eventos ao vivo, supera as 100.000 pessoas. Todas as grandes redes de TV do Brasil - Globo, Record, SBT, Bandeirantes e CNT - já cobriram jornalisticamente o evento. As 16 edições do Miss Brasil USA estão registradas em sistema VHS e digital (DVD), preservando, assim, para sempre, uma parte significativa da história da comunidade brasileira em solo americano. O Miss Brasil USA tem sido, além disso, uma vitrine de sucesso de talentos musicais brasileiros, como Bebel Gilberto, Margareth Menezes, Emílio Santiago, Wanderléa, Wilson Simonal, Rose Max, Márcio Mendes, Michael Sullivan, Débora Brum, Luan, Drey C, Lílian Vianna, Banda Energy, Adriano, Pedro Paulo e muitos outros. Foi também dentro do Miss Brasil USA que se celebrou os 35 anos da primeira conquista brasileira do Miss Universo, com a vitória da gaúcha Iêda Maria Vargas, os 30 anos da segunda e última conquista brasileira no Miss Universo, com a beleza indiscutível da baiana Martha Vasconcellos, o eterno símbolo brasileiro das misses, Martha Rocha.

Em 2001, o troféu Brazilian Woman of the Year foi integrado ao evento e já contemplou a apresentadora global Ana Maria Braga (2002), a vedete Janette Bezerra (2001) e a modelo e empresária de moda Luiza Brunet (2005). Até 2002, a final nacional do Miss Brasil USA foi realizada em cidades da Flórida. Em 2003 e 2004, o evento foi transferido para Newark (New Jersey), retornando à Flórida em 2005. Ao longo de todos esses anos, o concurso se expandiu a todas as regiões dos Estados Unidos e hoje está implantado e consolidado em 21 estados. Na Flórida, New Jersey, Massachusetts, New York e Califórnia são realizadas diversas etapas regionais, acolhendo um expressivo número de inscrições de jovens que sonham com o título Miss Brasil USA.

 

2 October 2010